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Mr. DOB


Mr. DOB é o nome pelo qual muitos conhecem o artista plástico de 47 anos, pós-modernista, contemporâneo e supercool Takashi Murakami. Este nome surgiu em 1993, quando ele decidiu "converter em marca a sua identidade" e reuniu elementos da pop art, mangá e anime para criar seu alter-ego. Bom, após sermos apresentados à “persona”, vale à pena parar e conhecer o artista e sua obra. Vale mais ainda apreciar as imagens pictóricas, lúdicas, ousadas, altamente fashion e completamente pop desse artista que também ficou conhecido como “o Andy Warhol japonês”.



Sua formação se iniciou da forma tradicional, estudou artes e técnicas tradicionais de pintura ocidental e japonesa. O salto do reconhecimento público se deu quando passou a se inspirar no estilo de vida moderno do Japão e nos códigos dos mangás e animes. Assim criou o movimento pós-modernista conhecido como Superflat, um sub-gênero da Arte Pop que seduziu e uniu pessoas de todas as classes sócio-culturais. Do Japão para o mundo.


A união do pop com a cultura japonesa é visível em todos os projetos de Murakami. Não por acaso ele se tornou uma espécie de ícone obrigatório para todo jovem antenado com arte, moda, animes, mangás, este universo. O artista chegou mesmo a inventar o termo "poku", para definir a junção do pop e do otaku (termo japonês usado para designar um fã – obsessivo, em sua maioria – por determinado tema).



Em 2003 Murakami inciou uma parceria com Marc Jacobs, diretor artístico da Louis Vuitton. A união entre arte e grife de luxo começou com a coleção de malas de luxo, culminou com a recriação do monograma LV, ícone da marca, em uma irreverente versão com 33 cores sobre fundo branco ou preto. Outras variações e coleções foram lançadas, todas com muito sucesso e resultado de vendas. A mais recente, pelo que deu para perceber nas pesquisas, foi o padrão "Monogramouflage".


Um artista de talento inquestionável que se trata como - pois sabe que é - uma marca. E que tira proveito profissional disso sem melindres ou falsas pretensões. Que não teme atravessar a linha divisória entre a arte e o produto comercial. E que o faz com maestria, criatividade, bom humor. Principalmente com arte. Este é Takashi Murakami. Este é Mr. DOB.

Palavras de Murakami sobre o seu mix entre arte e merchandising:
“O que eu venho falando há anos é que no Japão essa linha divisória é muito menos definida do que no Ocidente, tanto por nossa cultura quando pela situação econômica pós-Segunda Guerra Mundial. O povo japonês aceita que a arte e o merchandising sejam mesclados… na verdade eles ficam bastante impressionando com a rigidez e pretensão ocidental da chamada “High Art”. No Ocidente, é perigoso misturar as duas coisas porque as pessoas nos julgam mal, nos atiram pedras… Mas tudo bem, eu estou preparado; tenho um chapéu resistente.”

2 comentários para “Mr. DOB”

  1. Rebeca disse:

    Eu não conhecia e já virei admiradora do trabalho dele.
    Adorei a frase para finalizar: “Estou preparado; tenho um chapéu resistente.”

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