Blog

Comer com pauzinho?

Os hashis são os talheres da culinária de alguns países do oriente como a China, o Japão, o Vietnam e a Coreia. Aqui no Brasil são chamados popularmente de pauzinhos, já em alguns países de língua inglesa, os utensílios se chamam Chopsticks. Atualmente podem ser encontrados em diversos materiais como plástico e acrílico, mas tradicionalmente são fabricados em bambu, madeira ou marfim. Na cultura japonesa eles são tratados como objetos pessoais e assim como os talheres, eles também possuem um código de uso. A etiqueta de uso do hashi, acompanhe:



Primeiramente, deve-se segurar firmemente um dos hashis, para atuar como sustentador, entre os dedos polegar e indicador. Com o polegar, aperte-o para baixo enquanto o anelar empurra-o para cima.

Use a ponta do polegar, o indicador e o dedo do meio para segurar o outro pauzinho como uma caneta. Atenção para o alinhamento importantíssimo para o equilíbrio da porção de alimento no hashi.

Coloque o pauzinho de cima na direção do de baixo. O domínio deste movimento garantirá porções generosas de comida no hashi.

Com prática suficiente, os dois pauzinhos funcionam como uma pinça.

Com a popularização da cultura japonesa no ocidente e com a grande adesão dos costumes principalmente no Brasil, o hashi ganhou versões pop do seu design. Até as crianças foram agraciadas com modelos diferenciados:



É importante destacar ainda algumas considerações sobre como manuseá-los:

Não se deve brincar com hashi.

Não é aconselhável falar e manusear o hashi ao mesmo tempo.

Quando você não estiver usando os hashis, ponha-os em frente a você sobre a mesa ou do lado esquerdo de um prato e não passe comida diretamente de seu hashi para o hashi de outra pessoa.



Fonte:

http://peixecru.blogspot.com/2007/03/hashi.html

Agora que você aprendeu ou relembrou um pouco desse costume, que tal passar no Misaki e treinar um pouco? Se você não se sentir seguro para comer com o hashi, não tem problema. No Misaki você encontra o hashi com adaptador especial para quem ainda não possui a prática. Bom apetite!

Serviço:

Misaki – Japônes Contemporâneo
www.misakirestaurante.com.br
85 3433 10 50

De segunda a domingo de 11h até o último cliente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>