Blog

Obentos – um jeito bonito de se alimentar

Prestando atenção na culinária japonesa, podemos perceber que o jeito de fazer comida é repleto de paciência. Alimentar-se no Japão é praticamente um ritual, e os pratos que chegam à mesa tem uma grande valorização do visual. Essa característica de tornar o alimento não apenas apetitoso para o paladar, mas também para a visão, é encontrada nos tradicionais obentos.



O obento (lê-se “obentô”) é uma espécie de marmita onde os japoneses colocam algumas de suas refeições. A estética da comida no interior do recipiente e o valor nutricional são tão importantes quanto o sabor. Muitos obentos chegam a ser quase uma obra artística. As crianças japonesas aprendem a dar valor a comidas saudáveis desde cedo, mas se engana quem acha que esses alimentos apenas agradam aos olhos e paladares infantis.





Os obentos hoje movimentam uma verdadeira indústria no Japão. Inúmeros tipos de produtos e materiais são comercializados para a produção caseira. Profissionais ensinam como fazer essas refeições em aulas. Supermercados e lojas de conveniência vendem obentos já feitos para quem não tem tempo de fazer o seu na correria das metrópoles. É uma forma de transformar os almoços e os lanches rápidos no expediente em momentos especiais.





Para mais notícias diárias sobre culinária, arte e cultura oriental, siga o Misaki no Twitter e Facebook.

Imagens: Google

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>