Blog

Pra que serve o Wasabi?

O Wasabi é aquela pastinha verde que acompanha o sushi e vem na lateral do prato ou barca. Também conhecido como "raiz forte", o wasabi vem da planta wasabia japonica, muito utilizada na culinária japonesa. Geralmente, quem experimenta sushi nas primeiras vezes, não se aventura a provar a raiz forte. Depois que descobrem o sabor e a utilidade, fica difícil não utilizá-lo. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele.





A pasta é obtida da raiz fresca da planta, normalmente esfarelada ou ralada com uma lixa feita de madeira, específica para este fim. Quando o wasabi original é usado, o sabor é bastante diferente dos comercializados, que contém outros componentes, como mostarda, corante e aditivos. Porém, pela raridade para encontrar a verdadeira raiz-forte, o wasabi em pasta ou em pó cumpre bem a sua função.

O wasabi serve como um agente bactericida e ajuda na digestão. Ele é rico em potássio, cálcio, magnésio e fósforo, assim como óleos voláteis, como o óleo de mostarda e, por isso, oferece benefícios à saúde por apresentarem propriedades antibióticas.



A raiz-forte japonesa parece ter sido utilizada como planta medicinal e antídoto para envenenamentos por ingestão de alimentos. Por isso era servida junto a peixes crus desde há muito tempo.

Com o sucesso do sushi no Ocidente, o wasabi acabou se tornando um condimento imprescindível. Com a qualidade de disfarçar o cheiro do peixe cru e pela característica picante, ganhou adeptos no mundo inteiro: é cultivado no Canadá, na Nova Zelândia e na China. Utilizado das mais variadas formas, é possível encontrar queijo da Nova Zelândia com gosto de wasabi.

E você? Já experimentou wasabi? Lembrando: quem ainda não experimentou deve começar aos poucos, pois a ingestão em excesso pode causar a sensação de uma leve coceira na garganta e  uma ardência na boca.

Continue acompanhando informações sobre a culinária japonesa, cultura, moda, literatura e novidades gastronômicas nas redes do Misaki Restaurante |  siteTwitter Facebook .




Com informações da Comida Ig e Wikipedia.

Imagem crédito: 1 e 2

1 comentário para “Pra que serve o Wasabi?”

  1. Paulo Henrique Bonfochi de Jesus disse:

    Gostei muito de saber a utilidade do Wasabi
    Já provei e gostei muito, porém estou me acostumando com o gosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>