Blog

Segredos e dicas culinárias – Segunda parte

Hoje compartilhamos mais dicas sobre o preparo, compra e conservação de alguns alimentos. Os escolhidos de hoje são as massas, frutas, legumes e o arroz. Você sabe como escolher frutas no supermercado? Ou aquela dica ótima de tirar cheiro de queimado de alguns pratos? E o ponto certo do macarrão... é um mistério para você? Vamos conferir!

Massas




- Faça sempre o recheio para tortas com antecedência ou deixe esfriar antes de usar. Se você colocar o recheio ainda quente, a massa cozinhará antes de ser levada ao forno, ficando com uma aparência desagradável e não muito saborosa.
- As panquecas ficarão mais saborosas se você acrescentar no liquidificador, junto com a massa, uma cebola ou um pedaço de queijo.


- Ao fazer massas fermentadas, tire uma pequena porção, faça uma bolinha e coloque num copo com água. Quando a bolinha subir, a massa estará pronta para ir ao forno.
- Nunca use manteiga ou ovos gelados em suas receitas. Eles devem estar à temperatura ambiente para não alterar a consistência da massa.
- A água deve estar fervente quando receber a massa e essa temperatura deve ser mantida ao longo do preparo. Não tampe a panela durante o cozimento para não amolecer a pasta.
- "Teste da parede" para saber se o macarrão está no ponto. Funciona assim: jogue um fio do macarrão na parede de azulejo. Você saberá se está no ponto certo se ele escorrer; Se grudar, significa que já passou do ponto, se cair, ainda não está pronto.
- Há ainda o teste da lateral da panela. Pegue um fio de macarrão, leve até a borda da panela e parta com um garfo. Se partir facilmente está no ponto. Se houver uma pequena resistência, o macarrão estará "al dente".

Frutas e Legumes



- Dicas para o abacate não escurecer: ao cortar o abacate e usar apenas uma de suas partes, coloque um pouco de farinha de rosca na superfície da outra parte ou uma fina camada de manteiga para ela não escurecer.
- Procure colocar o sal na alface um pouco antes dá refeição, pois o sal faz com que as folhas murchem rapidamente.
- Frutas muito maduras têm mais açúcar que fibras. Ao comprar bananas observe a parte amarela da casca que deve predominar sobre a preta.
- Os maracujás mais pesados têm mais polpa.
- Os cabinhos das uvas verdes devem estar verdes. Cabinhos escurecidos indicam que a fruta está velha.
- Prefira cenouras firmes, com a superfície lisa e com cor alaranjada uniforme. Fuja das cenouras com  partes verdes, pois é sinal de que ficaram muito tempo ao sol.
- O cheiro do abacaxi é um bom indicativo de que a fruta está boa. Se o cheiro é agradável, doce, está no ponto. Puxe uma folha da coroa: se sair fácil, está maduro.

Arroz




- Dica para o arroz ficar mais soltinho: Depois que o arroz estiver pronto, coloque no centro da panela uma colher de sopa de vinagre. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais dois minutos.
- Se o arroz queimar, coloque imediatamente a panela ainda quente e com vapor dentro de um recipiente com água fria. Após alguns minutos o cheiro de queimado desaparecerá. Tire o arroz da panela sem raspar o fundo que queimou. Outra dica interessante é a de colocar no meio do arroz uma cebola cortada ao meio.
- Cozinhe o arroz sempre com a panela tampada. Assim ele não perde nem o sabor nem a consistência.

Continue acompanhando nossas dicas e truques culinários aqui no Blog! Se você tem interesse por assuntos relacionados a gastronomia, arte, moda e cultura pode conferir mais dicas em nosso Twitter ou Facebook. Até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>